Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SAÚDE AUDITIVA.

saude-auditiva
PREVENÇÃO.
Os cuidados com a audição começam antes mesmo da criança nascer.
Fique atenta para as seguintes observações durante a gravidez:
* Faça pré- natal ( Importante a imunização de doenças através da vacinação )
* Se houver necessidade de fazer um exame de radiografia, não esqueça de avisar ao médico de sua gravidez.
* Evitar contato com animais, pois eles podem transmitir doenças.
Observação: Depois que seu filho nascer os cuidados devem continuar até a fase adulta. Veja como:
* Não use cotonetes dentro da orelha, procure limpar apenas o lado de fora.
Nunca deixe a criança brincar com botões , tampinhas, grãos ou objetos pequenos, que ela mesma possa colocar na orelha.
* Ambientes, com barulho forte, pode prejudicar a audição do seu filho.
* Evite brincadeiras com bombinhas.
* Vacine contra sarampo,Caxumba,Meningite e Rubéola.Essas doenças podem causar surdez.
* Fique atenta às infecções da orelha. Procure um médico imediatamente.
* Em locais de trabalho com altos índices de ruído e vibração, bem como locais que utilizam produtos químicos, devem se utilizados equipamentos de proteção auditiva individual ( Abafadores ou plugs de inserção ).

TESTE DA ORELHINHA.
A triagem auditiva neonatal, obrigatória por lei municipal nº 3028, de 17 de maio de 2000.
É um programa de avaliação da audição em recém nascidos, indicada por instituições do mundo todo para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos.
A Técnica utilizada é a de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs).
O Exame é indolor, com a colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido, com a duração por um tempo médio de 3 a 5 minutos.
Todo bebê está submetido a apresentar possíveis problemas auditivos ao nascer ou adquiri-los nos primeiros anos de vida. Com a finalidade de prevenir a deficiência auditiva ou até mesmo de remediar, no caso dos bebês que apresentam surdez congênita, foi criada a lei municipal nº. 3028, de 17 de maio de 2000.
Tal lei se refere a um programa de triagem auditiva neonatal que tem como finalidade avaliar a audição em recém nascidos. Esse programa é eficaz no sentido de prevenção e cuidados auditivos, sendo indicado por instituições do mundo inteiro, visando o diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos.
Saiba questões importantes em relação a esse teste, como:
Quando deve ser feito?
Orienta-se realizar o teste da orelhinha, nos primeiros anos de vida do bebê (3 meses), detectando perdas precoces que possam influenciar no aprendizado da linguagem. Geralmente o exame é realizado no berçário em sono natural, de preferência no 2º ou 3º dia de vida. O tempo de duração varia entre 5 e 10 minutos, não tem qualquer contra-indicação, não acorda nem incomoda o bebê. Não exige nenhum tipo de intervenção invasiva (uso de agulhas ou qualquer objeto perfurante) e é absolutamente inócuo. A triagem auditiva é feita inicialmente através do exame de Emissões acústicas evocadas (código 51.01.039-9 AMB).
Como marcar o teste?
Procure clínicas que possuem médicos especializados em otorrinolaringologia e procure também o fonoaudiólogo, esses irão encaminhar e realizar o teste da orelhinha, respectivamente.
Qual o método utilizado?
O método mais utilizado para a triagem auditiva neonatal é o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs) de acordo com o código (51.01.039-9 AMB).
Considerado bastante objetivo, este exame é indolor e de execução rápida, realizada durante o sono natural do bebê.
Utiliza-se um fone na parte externa da orelha do bebê. Demora de 5 a 10 minutos e não tem qualquer contra-indicação, não acorda nem incomoda o bebê.
O exame de EOAs baseia-se na produção de certo estímulo sonoro, bem como na percepção do retorno desse estímulo (eco), o registro é feito através do computador, verificando se a cóclea (parte interna da orelha) está normal, ou seja, em funcionamento, é emitido um gráfico com o diagnóstico do exame.
Como é dado o resultado?
Após o final do exame, além do resultado, é passado para o responsável e para o médico que solicitou o exame, um protocolo de avaliação. No caso de suspeita de alguma anormalidade após a realização da triagem auditiva neonatal, o bebê será encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica completa.
Com o objetivo de ajudar a prevenir a deficiência auditiva, seguem abaixo alguns fatores que levam à surdez:
Fatores de risco para a surdez :
Bebê de 0 a 28 dias
- História familiar: ter outros casos de surdez na família;
- Infecção intra-uterina: provocada por citomegalovírus, rubéola, sífilis, herpes genital ou toxoplasmose;
- Baixo peso;
- Hiperbilirubinemia: doença que ocorre 24 horas depois do parto. O bebê fica todo amarelo por causa do aumento de uma substância chamada bilirrubina;
- Medicações ototóxicas;
- Síndromes neurológicas: Síndrome de Down ou de Waldemburg, entre outros.
Por Elen Cristine M. Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Então vamos ficar atentos a qualquer problema que possa causar surdez e fazer usso de prevenção. Procurando viver com saúde em dia.

Alvaléa Palmeira.Corem (304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com
Leia mais...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O PERFIL DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE.














O profissional de saúde é uma pessoa que tem uma educação especializada,treinada e  esperiente para estar apta em avaliar e identificar problemas de cuidados de saúde de pacientes em situações de crise.
Além disso, o profissional estabelece prioridades, monotoriza e avalia contínuamente os pacientes doentes e lesados, apóia e auxilia as famílias, supervisiona o  e ensina os paciente e famílias dentro de um ambiente de cuidados sob elevada pressão e tempo limitado.
Os potenciais de um profissional são complementares em uma situação de emergência. As prescrições são apropriados e previstas com base nos dados do histórico. Um profissionals de saúde tem que ter habilidade altamente técnica e prática necessária para cuidar de pacientes em uma emergência.
Um profissional tem que ter uma estrutura lógica para resolução de problemas em qualquer ambiente.
O profissional desempenha um papel primordial em todos os aspectos do uso de percurso clínico.
Enfim um profissional de saúde principalmente enfermeira (o) tem que ter competência, conhecimento, habilidade, contrôle emocional,liderança,autocrítica, coordenação de trabalho, condutor coerente visando sempre as necessidades do paciente.
Pois eu quero ser atendida por um profissional com harmonia de raciocínio, segurança, capacitado, com calma e bom senso e muito atencioso (a) que sistematize seu trabalho e seja decisivo.
Eu parabenizo todos enfemeiros (as) e profissionais de saúde que se enquadra neste perfil.

Alvaléa Palmeira .Corem(304987)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com
Leia mais...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ANTIBIÓTICOS- O que você deve saber…


Antibióticos são substâncias usadas para tratar infecções causadas por bactérias, que variam desde doenças quase mortais, como a meningintem a problemas comuns como a acne e a amigdalite.
Obs: Os antibióticos podem inibir o crescimento das bactérias( antibiótico bacteriostático) ou matá-las ( Antibiótico bactericida)
Alguem pergunta se os antibióticos ajudam a curar constipações e gripes ?.
As constipações e gripes, bem como os sintomas que as acompanham, tais como dor de garganta, dores, arrepios, nariz congestionado, olhos inflamados e tosse seca, são causados por vírus. Infecções causados por vírus não respondem a antibióticos.
Os antibióticos só ajudam se a doença for causada por BACTÉRIAS.
Caso o médico tenha lhe receitado um antibiótico para tratar uma infecção bacteriana, é vital que ele seja tomado de acordo com as instruções do médico , pois o uso incorreto de antibióticos permite que as bactérias desenvolvam resistência a eles.
Obs: Mesmo que você se sinta melhor, tome seu medicamento até o final, de acordo com orientação do médico. Caso contrário, você pode voltar a adoecer e a sua doença tornar-se mais difícil de ser tratada..
Tome os antibióticos sempre às mesmas horas. Tomá-lo irregularmente permite que as bactérias se adaptem e se multipliquem. Não use os antibióticos de outra pessoa, nem compartilhe os seus com terceiros. Os antibióticos adequado a você pode não ser adequado a outras pesoas e vice-versa.
Não guarde os antibióticos para outra ocasião.
Resistência aos antibióticos,você sabe o que é ?. Pois bem:. Quando as bactérias desenvolvem a capacidade de se defender do efeito de um antibiótico, diz-se que adquiriram resistência aos antibióticos.
Ao longo dos anos, as bactérias patogêncicas ( bactérias que causam doenças) tornaram-se mais resistentes a muitos antibióticos convencionais devido a seu abuso ou uso incorreto.
Antibióticos Em relação à anticoncepcionais,é uma relação muito delicada. Vejamos.
Alguns antibióticos podem diminuir ou anular o efeito das pílulas anticoncepcionais. Caso esteja tomando algum deles, entre em contato com seu médico e solicite mais informações e orientações. Em caso de dúvidas não pare de tomar a pílula e use camisinha até o final da cartela.
Abaixo está relação de antibióticos que diminuem o efeito da pílula anticoncepcionais:
*Ácido clavulânico  *Cloranfenicol, *Minociclina * Rifampicina * Amoxilina *Dapsona * Oxacilina,* Tetraciclina * Ampicilina *Doxiciclina * Oxitetraciclina * Citraciclina * Penicilina G e V * Eritromicina.
Obs. A eritromicina é um medicamento perigoso ,este medicamento pode causar perda eficácia da pílula anticoncepcional.

ANTIBIÓTICOS NA GRAVIDEZ ?? CUIDADO !
Os antibióticos ocasionam uma  série de riscos para a mãe e para o feto. É importante ter acompanhamento do médico caso a mulher precise tomar esses medicamentos. Deve-se evitar os seguintes antibióticos: Estreptomicina, tetraciclina, doxiciclina,minoxiclina, oxaciclina e oxitetraciclina.

ANTIBIÓTICOS NA AMAMENTAÇÃO. Durante a amamentação ,a mãe pode transferir antibióticos para o bebê através do leite. Durante essa fase a mulher deve evitar o uso de ácido nalidixino, sulfanilamida, sulfadiazina, sulfassalazina e sulfametoxazol.

Meus queridos,ANTIBIÓTICOS é coia séria. Tome- o sómente com prescrição médica e com a orientação e acompanhamento do seu farmaceutico.
Se tiverem alguma dúvida entre em contato e nó esclareceremos, ou ligue para o ministério da saúde, no disque saúde no incio do blog.
Espero que tirem proveito destas informações e tenham uma boa saúde em dia.

Alvaléa Palmeira. Corem (304987)

http://Alvaleasaudeevida.blogspot.com
Leia mais...