Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

COLESTEROL

Um amigo me perguntou sobre colesterol, então resolvi escrever sobre Este tão temido COLESTEROL  e que tem afetado as pessoas.
Bem primeiro quero explicar o que é COLESTEROL?.
O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal.
o  COLESTEROL tem sua função.
O colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares; regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura. O grupo hidroxilpresente no colesterol interage com as cabeças fosfato da membrana celular, enquanto a maior parte dos esteróides e da cadeia de hidrocarbonetos estão mergulhados no interior da membrana. Algumas pesquisas recentes indicam que o colesterol pode atuar como um antioxidante.[2] O colesterol também ajuda na fabricação da bílis (que é armazenada na vesícula biliar e ajuda a digerir gorduras), e também é importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis, incluindo as vitaminas A, D, E e K. Ele é o principal precursor para a síntese de vitamina D e de vários hormônios esteróides (que incluem o cortisol e aaldosterona nas glândulas supra-renais, e os hormônios sexuais progesterona, os diversos estrógenos, testosterona e derivados).
Recentemente, o colesterol também tem sido relacionado a processos de sinalização celular, pela hipótese seria um dos componentes das chamadas "jangadas lipídicas" na membrana plasmática. Também reduz a permeabilidade da membrana plasmática aos íons de hidrogênio e sódio.[3]
A Relação entre o  COLESTEROL e doenças cardíacas é conhecida, mas você sabia que a maior parte do COLESTEROL conntido no sangue é fabricado a partir de gorduras saturadas..
Entre os alimentos naturalmente ricos em COLESTEROL, encontra-se os ovos, fígado, rins e mariscos. Contudo, as principais fontes de COLASTEROL são realmente os alimentos ricos em gorduras saturadas, por exemplo : Creme, manteiga,queijos duros e carnes gordas, como porco, cordeiro e boi. O organismo transforma esses alimentos em COLESTEROL no fígado.
Um excesso de COLESTEROL praticamente chega à corrente sanguínea é, na verdade, fabricado no fígado, a partir do metabolismo de uma grande variedade de alimentos,principalmente gorduras saturadas. Uma vez que as necessidades diárias de COLESTEROL para a função das células são totalmente supridas pelo COLESTEROL fabricado no fígado, o organismo não precisa do COLESTEROL contido na alimentação. Apenas uma pequena quantidade é absorvida diretam~ente dos alimentos ricos em COLESTEROL, como ovos e mariscos.
O COLESTEROL é levado para todo o organismo pela corrente sanguínea, de onde as células retiram todo o COLESTEROL de que precisam. O que não é usado permanece na corrente sanguínea e pode atingir níveis excessivamente altos. Está provado que pessoas com altos níveis de COLESTEROL correm o risco muito maior de sofrer ataques cardíacosm de anginam derrames e problemas circulatórios. O excesso de COLESTEROL adere às paredes das artérias formando depósitos de gordura que obstroem o fluxo normal do sangue para orgãos como o coração e o cérebro.
Muitas pessoas diminuem os níveis de COLESTEROL  mudando a dieta alimentar. Não basta ingerir menos alimentos ricos em COLESTEROL, que têm pouco efeito sobre o nível sanguíneo. É preciso comer menos alimentos ricos em gordura- Principalmente saturadas.
Bem então se me entederam funciona assim :
O alimento entra no estômago, depois passa para o intestino e para o fígado, neste dois : Os ácidos graxos e o glicerol liberados pelos alimentos gordurosos e ricos em COLESTEROL são absorvidos pela parede dos intestinos passando diretamente para os vasos  linfáticos e mportanto para a corrente sanguínea. Daí são levados para o fígado.
Os ácidos graxos e o glicerol são metabolizados no fígado e usados na produção co COLESTEROL.O COLESTEROL produzido pelo fígado acrescenta-se ao COLESTEROL existente na corrente sanguínea, parte da qual vem de alimentos ricos em COLESTEROL. Outros fatores que influenciam os níveis de COLESTEROL são características genéticas e forma física.
Bem em resumo GORDURA É A GRANDE CULPADA  -porque a maior parte é produzida pelo próprio fígado, a partir de alimentos ricos em GORDURAS SATURADAS.
PARA SEU CONTROLE, OBSERVE OS NÍVEIS DE RISCOS.
Nível em mg/dL
Nível em mmol/L
Risco de doença cardíaca
<200
<5,2
Nível desejável: menor risco de doença cardíaca
200-239
5,2-6,2
Limiar de alto risco
>240
>6,2
Nível não-desejável: alto risco
Espero  que tirem proveito desta explicação e procurem selecionar os alimentos a serem ingeridos, Não é preciso ficar sem comer, mas coma com consciência do que esta se alimentando.

NOTA:Adicionar mais carboidratos complexos, como frutas e vegetais, vai ajudá-lo a se sentir saciado e fazê-lo evitar carnes gordurosas e sobremesas que aumentam o COLESTEROL.

Com carinho

Alvaléa Palmeira.Corem (304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com
Leia mais...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR


Intoxicação alimentar é consequência da ingestão de alimento ou água contaminados com bactérias vírus,fungos,produtos químicos ou toxinas. Os sintomas são náusea ,vômitos,diarréia e dores abdominais. Na maior parte dos casos,os síntomas desaparecem tão rápidamente como apareceram.
Os alimentos podem já estar contaminados no momento da compra (em especial frutos do mar e frango) ou durante o seu preparo. Os ovos podem ser fontes de salmonelas.
Queijos do tipo cremoso, saladas prontas e alimentos congelados podem estar contaminados com listéria, o que é particularmente perigosa para crianças e os idosos. Mulheres grávidas podem sofrer aborto em decorrência da infecção causada por listéria..
Identificando as causas:
O Médico pode realizar testes para descobrir a fonte da contaminação. A saúde pública deve ser informada de modo que a falha no preparo seja em restaurante,casa comercial ou residência, possa ser sorrigida. A Falta de cuidados higiêncos na cozinha é causa frequente de contaminação alimentar.
Os testes para diagnósticos incluem exame laboratorial das fezes e de vômitos para detectar vírus e bactérias. Sobras dos alimentos suspeitos, se existirem, devem ser examinados em laboratórios.
Tratando dos sintomas.
Não ingerir alimentos sólidos ou leite até que os vômitos e diarréia tenham desaparecido. Tomar líquidos para evitar a desidratação. Sais reidratantes, que podem ser comprados em fármacias, são indicados para repor a perda de sais e como fonte de energia, Logo que os síntomas desaparecem, pode-se fazer uma refeição bem leve, como uma sopa e torradas.
Se os vômitos e diarréia forem graves, pode ser preciso a adiministração de soro intravenoso.
Aqui vai algumas explicações sobre bactérias ou vírus.
ESTAFILOCOCOS: Contaminam os alimentos que entram em contato com ferimentos.
BACÍLOS CEREUS: É  encontrado no arroz cru. A fervura pode não destruir os esporos. Refrigere as sobras para evitar as toxínas.
CLOSTRIDIUM BOTULINUM: Ocorre quando há falhas na esterilização durante o enlatamento. Lesa o sistema nervoso e pode causar morte.
SALMONELAS: São bactérias muito comuns, encontradas em frangos e ovos.
Agora vai umas dicas, importantissimas para se evitar uma intoxicação alimentar.
* Alimentos devem ser bem resfriados, para evitar a proliferação de bactérias.
* Deve haver telas para impedir que poeira, moscas, esporos de fungos e bactérias do ar pousem sobre alimentos. Não se devem debruçar por cima de alimentos.
* Para evitar mudanças de temperatura, os alimento não devem estar próximos a portas, sob ventiladores ou luz solar direta.
* Manter talheres fora dos alimentos.
*Jogar fora as sobras. Não reaproveitar.
Eu digo isso porque existem pessoas que deixam as sobras  em cima de mesas muitas horas, ai pousam moscas e outros insetos, eles carregam em suas patinhas  partículas contaminadas.
Sobre a higiene na cozinha.:
* Guardar carne crua separada de outros alimentos
* Lavar os utensílios e tábua de carne cuidadosamente com sabão e água quente após usá-los nopreparo de carne crua.
* Lavar frutas e legumes frescos em água corrente fria.
* Nunca usar alimentos cujas embalagens estejam vazando, estufadas ou danificadas..
Bem espero que tirem proveito destas dicas.

Alvaléa Palmeira-Corem (304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com
Leia mais...

quarta-feira, 6 de julho de 2011

SONO E INSÔNIA


Uma entre três pessoas já sofreu de insônia ou teve problemas como o sono em alguma época da vida.
Muitas pessoas acham que não dormem o suficiente porque fazem uma idéia errada sobre a quantidade de sono realmente necessária, que varia dependendo da pessoa.Algumas precisam dormir menos de 4 horas, outras mais de 10. O adulto normal precisa em média, de 7 ou 8 horas de . Em geral , as crianças e as pessoas mais velhas têm padrões de sono diferentes. Os bebês normalmente dormem no mínimo 14 horas por dia,os padrões do adulto só se instalampor volta dos 12 anos de idade. Mais tarde os períodos de sono tendem a diminuir e a maioria das pessoas mais velhas passa a levantar cada vez mais cedo.
Você sabe o que é insônia ?.Bem Insônia é a incapacidade de conciliar o sono. A perturbação do sono pode assumir diferentes formas. A Pessoa pode demorar para conciliar o sono, acordar durante a noite ou ficar acordada na cama durante longos períodos.
Existem várias causas diferentes relacionadas à perturbação do sono. Podem ser decorrentes de preocupações ou estresse ou problemas clínicos ou psicológicos mais sérios, como a depressão.
Causas de insônia: Muitos fatores podem levar a insônia. Preocupações,ingestão excessiva de cafeína, supressão de tranquilizantes ou álcool podem perturbar os padrões normais de sono. Outros fatores mais sérios, como depressão ou distúrbios físicos. também podem afetar o sono. Se as medidads de auto-ajuda não eliminarem a insônia, consulte um médico.
PORQUE DORMIMOS ?
O sono descansa e revigora o corpo. Nosso organismo precida de repouso para se recuperar. O hormônio do crescimento é liberado durante o sono, para renovar os tecidos e produzir novas células ósseas e células vermelhas do sangue. Sonhar ajuda o cérebro qa assimilar as informações armazenadas na memória durante o dia.
COMO FAZER A CRIANÇA ADORMECER.
Se o bebê não consegue dormir, tente embalá-lo suavemente ou niná-lo. É importante acostumá-lo a um padrão regular de sono. Não deixe que ele se exite nas mamadas noturnas.
Para as crianças maiores, estabeleça uma rotina para o horário de dormir, como contar-lhes uma história quando vão para a cama. Isto sempre funciona.
Obs: Para que você e seu filho(a) tenham uma boa noite de sono, é preciso que ele tenha muitas atividades durante o dia. As crianças só dormem quando estão cansadas.
Olhe prestem atenção Os remédios prescritos com mais frequência são as pílulas para dormir. Mas como causam dependência, devem ser tomados na dose mínima recomendada e pelo menor período de tempo possível. Podem também causar efeitos colaterais, como falta de concentração durante o dia. Enquanto tomá-lo, evite dirigir ou operar máquinas. Comprimidos só devem ser tomados quando todos o0s recursos possíveis de auto-ajuda tiverem se esgotados.
AQUI VAI UMAS DICAS:
Você pode tomar várias providências para combater a insônia antes de recorrer a pílulas para dormir.
* Reduza o consumo de chá,café e álcool.
* Não faça refeições pesadas à noite
* Beba um copo de leite quente antes de ir para a cama.
* Faça alguns exercícios durante o dia.
* Evite que o quarto fique muito quente ou muito frio a noite
* Use protetores de ouvidos se houver excesso de barulho.
* Durma em um colchão confortável
* Levante-se sempre à mesma hora.
* Não tire cochilos após o almoço.
* Procure não se preocupar se não conseguir dormir- só o repouso na cama já lhe fará bem.
Lembre-se Descanso é essencial.
Um sono conturbado pode afetá-lo durante o dia. Preocupações tiram o sono, Então ficar acordado na cama não ajuda em nada. Tente resolver seus problemas e a insônia desaparecerá.
Espero que essas dicas sirvam para que você tenha uma vida saudável e durma um sono tranquilo.

Alvaléa Palmeira. Corem(304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com
Leia mais...