Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

EVITE O CÂNCER DO COLO DO ÚTERO.


O câncer do colo do útero pode acontecer  a qualquer momento em mulheres de todas as idades.
O  QUE É O HPV ?
HPV. Significa  ( papiloma vírus humano) é responsável por 99,7% dos casos. Desde a adolescência , com o início da atividade sexual, as mulheres vivem o risco de adquirir uma infecção no colo do útero causada por HPV.
O câncer do colo do útero é a segunda maior causa de morte por câncer entre mulheres no mundo.
Olhe, existem  aproximadamente 100 tipos  diferentes de HPV. dos quais 35 tipos infectam a mucosa anogenital.
15 tipos de HPV são considerados de baixo risco, causando basicamente verrugas genitais, lesões de caráter benigno e transitório.
99,7% dos casos do câncer do colo do útero estão associados aos tipos de HPV oncogênicos.
O HPV é transmitido sexualmente. Porém, mesmo que não haja penetração, pode haver transmissão do vírus pelo simples contato pele a  pele. Existem também a possibilidade de ocorrer transmissão por meio de objetos contaminados .Entre as mulheres sexualmente ativas, 50 a 80% delas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV ao longo da vida. Porém, apesar desse elevado percentual, muitas das infecções são transitórias.
Como saber se estou  com HPV ?
Na maior parte das vezes , a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. Por isso é fundamental que  você faça o exame de papanicolaou periodicamente para verificar se você está com HPV. A infecção persistente pode progredir para o câncer do colo do útero.
O que é o PAPANICOLAOU E A COLPOSCOPIA ?
PAPANICOLAOU : é um exame que deve ser feito anualmente para coleta de células do colo do útero, que serão examinadas para identificação de lesões pré-cancerosas. Isso é o que chamamos de preventivo.
COLPOSCOPIA: é um exame que permite a visualização das lesões mínimas. Este exame é geralmente recomendado para mulheres que têm um resultado anormal do exame de Papanicolaou.
A INFECÇAÕ PELO HPV TEM CURA ? Em seus estágios iniciais, as doenças causadas pelo HPV podem ser tratadas. Mas a melhor forma de evitar o câncer do colo do útero causado pelo HPV é a PREVENÇÃO.~
O uso de preservativos diminui , mas não evita totalmente a possibilidade de transmissão durante a relação sexual.Mas devemos lembrar que o uso do preservativo evita o contágio de várias doenças. Inclusive AIDS, além de ser um método que também evita a gravidez indesejada.
Obs : Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico (exame de papanicolaou)
Um recado de Saúde em dia  para você, Minha amada.
Não deixe que essa doença afete quem você ama. Fale com a sua mãe, com sua filha e com suas amigas. Toda mulher precisa ter consciência dos riscos e saber como prevenir. Nunca deixe de realizar seus exames periódicos de Papanicolaou e aproveite para conversar com seu médico sobre as formas de prevenção. Ele é seu maior aliado na luta contra HPV e câncer do colo do útero. existe vacina contra HPV. A vacina protege contra os tipos mais frequentes de vírus .Converse com seu ginecologista e  proteja-se  do HPV.
Vamos aderir esta campanha juntamente com A GSK e  se você quiser mais informações acesse o site www.eviteocancer.com.br

Alvaléa Palmeira. Corém (304789)
Saúde em dia com  Alvaléa
http://alvaleasaudeevida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário