Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Amamentar faz bem para o bebê e para você.


Amamentar fica muito mais fácil quando  se tem todas as informações sobre as práticas saudáveis para você  e para o bebê. E, se você  tiver o apoio e a compreensão dos familiares, amigos,profissionais de saúde, colegas de trabalho e empregados, mesmo quando aparecerem obstáculos, a amamentação pode ser mantida.
É importante amamentar o bebê até os 2 anos . E até os 6 meses dê sómente o leite materno.
Nos primeiros 6 meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite oferece tudo de que o bebê precisa.
Mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes de que ele necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável. Após os 6 meses, o bebê deve receber alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os 2 anos , pois assim ele receberá todos os nutrientes e os benefícios que a amentação oferece.

PORQUE  É TÃO IMPORTANTE AMAMENTAR ?
* Na amamentação, o bebê recebe os anticorpos da mãe para proteção contra diarrea e infecções,estando as respiratórias entre as principais, também diminui os riscos de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade.
* A amamentação favorece a relação afetiva entre  mãe e o bebê, ajuda a criança a desenvolver-se bem , física e emocionalmente.
* A Amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala  e tenha uma boa respiração.
* Amamentar é bom não só para  a saúde do bebê, mas também para a saúde da mãe. O sangramento pós-parto diminui, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto cardíaco. A Mulher que amamenta perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.
Obs: A comunicação e a troca de experiências são fundamentais.
                                                                           
TODO MUNDO PODE AJUDAR A MÃE NA AMAMENTAÇÃO.
VEJA COMO :
* Reconheça a importância da amamentação
* Transmita experiências positivas de aleitamento materno.
* Acredite que a mulher é capaz de amamentar, incentivando e encorajando o aleitamento materno
* Ajude a mulher a acreditar na capacidade de amamentar o filho, mesmo nas situações de estresse.
* Apoie a mulher que amamenta.
* Ajude nas tarefa de casa, para que a mulher tenha mais tempo para amamentar o bebê
* Se você é empresário, conceda a licença-maternidade de 6 meses. Crie em sua empresa um espaço mais reservado para amamentação, coleta e armazenamento do leite materno.
DICAS PARA AMAMENTAÇÃO.
* Dê sómente kleite materno até os 6 meses de vida do bebê.
Não dê água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento.
* O leite amterno nunca é fraco, ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê. Nos primeiros dias, a produção de leite é pequena e este leite, chamado de colostro, tem alto valor nutritivo e é suficiente para atender às necessidades do bebê.
* Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horário para mamar. Ele deve mamar sempre que quiser. Com o tempo, ele faz seu horário.
* Durante a mamada, a quantidade de gordura do leite vai aumentando. Se o bebê não tomar o leite do fim da mamada, que tem mais gordura, ele pode sentir fome logo em seguida, por isso , a mãe deve esvaziar a mama por completo para depois oferecer a outra mama.
* A partir dos 6 meses, você deve começar a dar alimentos saudáveis, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade .
* Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração.
* A maioria dos remédios não impedem a amamentação, mas a mãe só deve tomá.los quando orientada pelo médico.
* Bebidas alccólicas e cigarros devem ser evitados, não só na amamentação, mas durante toda a gravidez.
* A mãe que usa drogas como maconha, crack e cocaína não deve amamentar.
Obser: Amamentar só faz bem.
Muitas mulheres por motivo de vaidade decidem por não amamentar o bebê,  Visando   a conservação dos seios duros e firmes. No entanto as mulheres que não amamentam estão mais propícias a adiquirir câncer de mama. Olhe hoje em dia existe tantas maneiras da mulher se cuidar, algumas até optam  por cirurgia plástica, para reparação dos seios.
E hoje muitas mulheres que não podem conceber gostariam de estar em seu lugar.Gostariam de poder abraçar um bebê e dizer meu filho eu sou sua mãe e eu te amo.
Olhe mulheres, Jovens mães !.Não importa o que vocês façam, mas não deixe de amamentar seu filho,Pois é um momento único em que mãe e filho estão bem juntinho, unidos, passando sentimentos e emoções. Eu tive 3 filhos e amamentei 4, porque amamentei o filho da prima do meu espôso, então fiz com maior prazer, é muito gostoso, Você se sente mãe de verdade. E meus seios não ficaram caídos por causa da amamentação. Sou feliz, porque posso dizer, Fui mãe porque concebi, fui mãe porque dei a luz e fui mãe porque amamentei.
Ser mãe é padecer no paraíso.
Desejo a todas você mulheres que são mães que tenha conciência de que seu bebê precisa muito de você.
Deus abençoe sua vida.
                                                                
Alvaléa Palmeira- Corem (304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com

                                                      
                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário