Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

COLESTEROL

Um amigo me perguntou sobre colesterol, então resolvi escrever sobre Este tão temido COLESTEROL  e que tem afetado as pessoas.
Bem primeiro quero explicar o que é COLESTEROL?.
O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal.
o  COLESTEROL tem sua função.
O colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares; regula a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura. O grupo hidroxilpresente no colesterol interage com as cabeças fosfato da membrana celular, enquanto a maior parte dos esteróides e da cadeia de hidrocarbonetos estão mergulhados no interior da membrana. Algumas pesquisas recentes indicam que o colesterol pode atuar como um antioxidante.[2] O colesterol também ajuda na fabricação da bílis (que é armazenada na vesícula biliar e ajuda a digerir gorduras), e também é importante para o metabolismo das vitaminas lipossolúveis, incluindo as vitaminas A, D, E e K. Ele é o principal precursor para a síntese de vitamina D e de vários hormônios esteróides (que incluem o cortisol e aaldosterona nas glândulas supra-renais, e os hormônios sexuais progesterona, os diversos estrógenos, testosterona e derivados).
Recentemente, o colesterol também tem sido relacionado a processos de sinalização celular, pela hipótese seria um dos componentes das chamadas "jangadas lipídicas" na membrana plasmática. Também reduz a permeabilidade da membrana plasmática aos íons de hidrogênio e sódio.[3]
A Relação entre o  COLESTEROL e doenças cardíacas é conhecida, mas você sabia que a maior parte do COLESTEROL conntido no sangue é fabricado a partir de gorduras saturadas..
Entre os alimentos naturalmente ricos em COLESTEROL, encontra-se os ovos, fígado, rins e mariscos. Contudo, as principais fontes de COLASTEROL são realmente os alimentos ricos em gorduras saturadas, por exemplo : Creme, manteiga,queijos duros e carnes gordas, como porco, cordeiro e boi. O organismo transforma esses alimentos em COLESTEROL no fígado.
Um excesso de COLESTEROL praticamente chega à corrente sanguínea é, na verdade, fabricado no fígado, a partir do metabolismo de uma grande variedade de alimentos,principalmente gorduras saturadas. Uma vez que as necessidades diárias de COLESTEROL para a função das células são totalmente supridas pelo COLESTEROL fabricado no fígado, o organismo não precisa do COLESTEROL contido na alimentação. Apenas uma pequena quantidade é absorvida diretam~ente dos alimentos ricos em COLESTEROL, como ovos e mariscos.
O COLESTEROL é levado para todo o organismo pela corrente sanguínea, de onde as células retiram todo o COLESTEROL de que precisam. O que não é usado permanece na corrente sanguínea e pode atingir níveis excessivamente altos. Está provado que pessoas com altos níveis de COLESTEROL correm o risco muito maior de sofrer ataques cardíacosm de anginam derrames e problemas circulatórios. O excesso de COLESTEROL adere às paredes das artérias formando depósitos de gordura que obstroem o fluxo normal do sangue para orgãos como o coração e o cérebro.
Muitas pessoas diminuem os níveis de COLESTEROL  mudando a dieta alimentar. Não basta ingerir menos alimentos ricos em COLESTEROL, que têm pouco efeito sobre o nível sanguíneo. É preciso comer menos alimentos ricos em gordura- Principalmente saturadas.
Bem então se me entederam funciona assim :
O alimento entra no estômago, depois passa para o intestino e para o fígado, neste dois : Os ácidos graxos e o glicerol liberados pelos alimentos gordurosos e ricos em COLESTEROL são absorvidos pela parede dos intestinos passando diretamente para os vasos  linfáticos e mportanto para a corrente sanguínea. Daí são levados para o fígado.
Os ácidos graxos e o glicerol são metabolizados no fígado e usados na produção co COLESTEROL.O COLESTEROL produzido pelo fígado acrescenta-se ao COLESTEROL existente na corrente sanguínea, parte da qual vem de alimentos ricos em COLESTEROL. Outros fatores que influenciam os níveis de COLESTEROL são características genéticas e forma física.
Bem em resumo GORDURA É A GRANDE CULPADA  -porque a maior parte é produzida pelo próprio fígado, a partir de alimentos ricos em GORDURAS SATURADAS.
PARA SEU CONTROLE, OBSERVE OS NÍVEIS DE RISCOS.
Nível em mg/dL
Nível em mmol/L
Risco de doença cardíaca
<200
<5,2
Nível desejável: menor risco de doença cardíaca
200-239
5,2-6,2
Limiar de alto risco
>240
>6,2
Nível não-desejável: alto risco
Espero  que tirem proveito desta explicação e procurem selecionar os alimentos a serem ingeridos, Não é preciso ficar sem comer, mas coma com consciência do que esta se alimentando.

NOTA:Adicionar mais carboidratos complexos, como frutas e vegetais, vai ajudá-lo a se sentir saciado e fazê-lo evitar carnes gordurosas e sobremesas que aumentam o COLESTEROL.

Com carinho

Alvaléa Palmeira.Corem (304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário