Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR


Intoxicação alimentar é consequência da ingestão de alimento ou água contaminados com bactérias vírus,fungos,produtos químicos ou toxinas. Os sintomas são náusea ,vômitos,diarréia e dores abdominais. Na maior parte dos casos,os síntomas desaparecem tão rápidamente como apareceram.
Os alimentos podem já estar contaminados no momento da compra (em especial frutos do mar e frango) ou durante o seu preparo. Os ovos podem ser fontes de salmonelas.
Queijos do tipo cremoso, saladas prontas e alimentos congelados podem estar contaminados com listéria, o que é particularmente perigosa para crianças e os idosos. Mulheres grávidas podem sofrer aborto em decorrência da infecção causada por listéria..
Identificando as causas:
O Médico pode realizar testes para descobrir a fonte da contaminação. A saúde pública deve ser informada de modo que a falha no preparo seja em restaurante,casa comercial ou residência, possa ser sorrigida. A Falta de cuidados higiêncos na cozinha é causa frequente de contaminação alimentar.
Os testes para diagnósticos incluem exame laboratorial das fezes e de vômitos para detectar vírus e bactérias. Sobras dos alimentos suspeitos, se existirem, devem ser examinados em laboratórios.
Tratando dos sintomas.
Não ingerir alimentos sólidos ou leite até que os vômitos e diarréia tenham desaparecido. Tomar líquidos para evitar a desidratação. Sais reidratantes, que podem ser comprados em fármacias, são indicados para repor a perda de sais e como fonte de energia, Logo que os síntomas desaparecem, pode-se fazer uma refeição bem leve, como uma sopa e torradas.
Se os vômitos e diarréia forem graves, pode ser preciso a adiministração de soro intravenoso.
Aqui vai algumas explicações sobre bactérias ou vírus.
ESTAFILOCOCOS: Contaminam os alimentos que entram em contato com ferimentos.
BACÍLOS CEREUS: É  encontrado no arroz cru. A fervura pode não destruir os esporos. Refrigere as sobras para evitar as toxínas.
CLOSTRIDIUM BOTULINUM: Ocorre quando há falhas na esterilização durante o enlatamento. Lesa o sistema nervoso e pode causar morte.
SALMONELAS: São bactérias muito comuns, encontradas em frangos e ovos.
Agora vai umas dicas, importantissimas para se evitar uma intoxicação alimentar.
* Alimentos devem ser bem resfriados, para evitar a proliferação de bactérias.
* Deve haver telas para impedir que poeira, moscas, esporos de fungos e bactérias do ar pousem sobre alimentos. Não se devem debruçar por cima de alimentos.
* Para evitar mudanças de temperatura, os alimento não devem estar próximos a portas, sob ventiladores ou luz solar direta.
* Manter talheres fora dos alimentos.
*Jogar fora as sobras. Não reaproveitar.
Eu digo isso porque existem pessoas que deixam as sobras  em cima de mesas muitas horas, ai pousam moscas e outros insetos, eles carregam em suas patinhas  partículas contaminadas.
Sobre a higiene na cozinha.:
* Guardar carne crua separada de outros alimentos
* Lavar os utensílios e tábua de carne cuidadosamente com sabão e água quente após usá-los nopreparo de carne crua.
* Lavar frutas e legumes frescos em água corrente fria.
* Nunca usar alimentos cujas embalagens estejam vazando, estufadas ou danificadas..
Bem espero que tirem proveito destas dicas.

Alvaléa Palmeira-Corem (304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário