Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CÂNCER DE PRÓSTATA.







O câncer de próstata surge quando, por razões ainda não conhecidas pela ciência, as células da próstata passa a se dividir e se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor. No Brasil, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre os homens, ficando  atrás apenas o câncer de pulmão .
Isso acontece em grande parte ao preconceito que existe em se realizar os exames de rotina e prevenção da doença.
Os dois únicos fatores confirmadamente associados a um aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata são a idade e história famíliar. A grande maioria dos casos ocorre em homens com idade superior a 50 anos e naqueles com história de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos. Alguns outros fatores, como a dieta, estão sendo estudados, mas ainda não há confirmação científica.
Em seus estágios iniciais, O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Nos casos sintomáticos, o paciente se queixa de dificuldade para urinar, jato urinário fraco e sensação de não esvaziar bem a bexiga. A presença de um ou mais destes sintomas não significa que o homem esteja com câncer, pois várias doenças podem dar sintomas semelhantes.
Por isso, é muito importante a visita ao seu urologista, para esclarecimento diagnóstico, tão logo os sintomas surjam. Esta é a melhor forma  para se chegar ao diagnóstico precoce do câncer da próstata.
O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente pela combinação de um exame de sangue,
que avalia os níveis de PSA ( antígeno prostático específico), e toque retal.
A recomendação padral é que homens saudáveis façam exames anuais de PSA e toque retal a partir dos 45 anos. Homens com risco maior ( aqueles que têm parentes que tiveram câncer de próstata na família e negros)Devem começar os exames mais cedo, aos 40 anos . No entanto, biópsia de próstata é o único procedimento capaz de confirmar a presença da doença.
É importante saber que o câncer de próstata pode ser tratado com secesso quandop diagnosticado precocemente.
Então quero dizer a você Homem, não se sinta envergonhado de procurar seu médico e fazer os exames, porque sua saúde vem em primeiro lugar. Não seja você mesmo a se discriminar, dizendo, eu não vou porque sou macho, muitos dizem isso. Mas a doença não escolhe data, raça ou cor. quando vem pega de surpresa. Espero que você se concientize disto e procure ter uma boa saúde.

Alvaléa Palmeira. Corém (304789 )

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com




Um comentário:

  1. It's difficult to find experienced people on this topic, but you seem like you know what you're talking about!
    Thanks

    Stop by my website natural cellulite treatment

    ResponderExcluir