Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CÂNCER DE PRÓSTATA.







O câncer de próstata surge quando, por razões ainda não conhecidas pela ciência, as células da próstata passa a se dividir e se multiplicar de forma desordenada, levando à formação de um tumor. No Brasil, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre os homens, ficando  atrás apenas o câncer de pulmão .
Isso acontece em grande parte ao preconceito que existe em se realizar os exames de rotina e prevenção da doença.
Os dois únicos fatores confirmadamente associados a um aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata são a idade e história famíliar. A grande maioria dos casos ocorre em homens com idade superior a 50 anos e naqueles com história de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos. Alguns outros fatores, como a dieta, estão sendo estudados, mas ainda não há confirmação científica.
Em seus estágios iniciais, O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Nos casos sintomáticos, o paciente se queixa de dificuldade para urinar, jato urinário fraco e sensação de não esvaziar bem a bexiga. A presença de um ou mais destes sintomas não significa que o homem esteja com câncer, pois várias doenças podem dar sintomas semelhantes.
Por isso, é muito importante a visita ao seu urologista, para esclarecimento diagnóstico, tão logo os sintomas surjam. Esta é a melhor forma  para se chegar ao diagnóstico precoce do câncer da próstata.
O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente pela combinação de um exame de sangue,
que avalia os níveis de PSA ( antígeno prostático específico), e toque retal.
A recomendação padral é que homens saudáveis façam exames anuais de PSA e toque retal a partir dos 45 anos. Homens com risco maior ( aqueles que têm parentes que tiveram câncer de próstata na família e negros)Devem começar os exames mais cedo, aos 40 anos . No entanto, biópsia de próstata é o único procedimento capaz de confirmar a presença da doença.
É importante saber que o câncer de próstata pode ser tratado com secesso quandop diagnosticado precocemente.
Então quero dizer a você Homem, não se sinta envergonhado de procurar seu médico e fazer os exames, porque sua saúde vem em primeiro lugar. Não seja você mesmo a se discriminar, dizendo, eu não vou porque sou macho, muitos dizem isso. Mas a doença não escolhe data, raça ou cor. quando vem pega de surpresa. Espero que você se concientize disto e procure ter uma boa saúde.

Alvaléa Palmeira. Corém (304789 )

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com




Leia mais...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PORQUE TEMOS CÂIMBRAS. ?


Câimbras são caracterizadas por contrações musculares involuntárias, acompanhadas de fortes dores.
Ocorrem principalmente nos braços e pernas. As mais frequentes  são as câimbras nas panturrilhas (batatas da pernas ). As causas mais comuns são a perda de água e sal no organismo através do suor excessivo, conhecido como câimbras de calor.
Diminuição de cálcio no sangue determinada por diversas doenças, entre as quais, disturbios das glândulas supra-renais,fadiga muscular, posições incômodas das pernas e braços e varizes nas pernas.
Se a câimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada “câimbra do esportista”, que pode ser causada por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares. Mas as câimbras muito frequentes merecem uma cuidadosa investigação médica. Elas podem ser de origem vascular ( por uma isquemia local), neuromuscular ( por uma miopatia alcólica) ou de origem metabólica ( intoxicação por cafeína, hipoglicemias, intoxicação por colchicina,etc.) (Colchicina ) é uma alcalóide altamente venenoso, usada para tratamento de gota.

PREVENÇÃO.
A câimbra está relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos de feijão, como lentilha, grão-de-bico e o próprio feijão e nos cereais integrais.
São necessárias boas condições de oxigenação para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Existem condições clínicas específicas que levam a cãibras e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde, como anemias.
Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.

O QUE FAZER EM CASO DE CÂIMBRAS

1- Tome um copo de água com sal se o caso for câimbra de calor e se não tiver problemas de pressão alta.
2- Para câimbras na barriga, apóie o pé no chão e ande apoiando o peso do corpo nos calcanhares.
3- Para câimbras no dedão do pé e no polegar, peça para que alguém dobre o dedo no sentido contrário.
4- No caso de câimbra no braçio, peça para alguém que dobre  o antebraço até  formar um ângulo reto com o braço.
5- Para câimbras no abdômen, flexione as pernas.
6- Procure fazer alongamentos.
7- Procure alimentar-se com muitas frutas e legumes que contém minerais.

Bem espero que vocês tirem proveito destas informações e assim diminua ou livrem- das câimbras.

Alvaléa Palmeira-Corém (304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com
Leia mais...