HPV: é um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital e mucosa oral tanto de homens como de mulheres.
O HPV é uma família de vírus com aproximadamente 100 tipos. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, transformam-se em câncer de pênis. Uma das características desse vírus é que ele pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, entrando em ação, em determinadas situações como numa fase de estresse, quando as defesas do organismo estão debilitadas.
Na maior parte das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. O homem pode queixar-se de ardência no pênis, apresentar uma inflamação constante do prepúcio e glande (balanopostite) ou aparecer com lesões verrucosas. Estas são mais freqüentes no prepúcio e glande (fotos a cima), podendo, entretanto, estas verrugas aparecerem na região perianal, virilha ou região suprapúbica.
Este vírus pode ser detectado através dos seguintes exames:
Genitoscopia
Exame realizado no homem utilizando o colposcópio ginecológico como auxílio óptico, ácido acético e azul de toluidina para pesquisar áreas suspeitas infectadas pelo HPV. É o primeiro exame que deve ser realizado para investigação do HPV no homem.
Colposcopia. Exame feito por um aparelho chamado colposcópio, que aumenta o poder de visão do médico, permitindo identificar as lesões.
Biopsia. É a retirada de um pedaço de tecido para análise.
QUAIS SÃO AS FORMAS PARA TRATAR O HPV?
Existem várias formas de tratar. A maioria delas destruirá o tecido doente e pode ser feito por:
Criocirugia. Tratamento feito com um instrumento que congela e destrói o tecido anormal.
Laser. Utilizado em alguns tipos de cirurgia para cortar ou destruir o tecido onde estão as lesões.
CAF. Feito com um instrumento elétrico remove e cauteriza a lesão.
ATA(Ácido tricloro-acético). É um ácido aplicado pelo médico diretamente nas lesões.
Conização. Um pedaço de tecido em forma de cone é retirado com auxílio do bisturi, do Laser ou do CAF.
Medicamentos. Em algumas situações pode-se utilizar medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo. Não se esqueça meu querido leitor e amigo que mesmo após o tratamento é aconselhável o acompanhamento. Seu médico é a pessoa mais indicada para lhe dar todas as orientações. Converse com ele.
Informações passadas pelo Ilustre: Dr. Eduardo Lopes
Médico Urologista
CRM 8152
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia
Bem espero que você meu leitor amigo tire bastante proveito das informações de Saúde em dia com Alvaléa.
Abraço a todos.
Alvaléa palmeira.Corém (304789)
http://alvaleasaudeevida.blogspot.com.