Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OS RISCOS DO FUMO


O cigarro é um grande risco para a saúde: 85% dos casos de câncer de pulmão são provocados pelo fumo.
A maioria dos cânceres de pulmão ocorre na parede das grandes vias aéreas (brônquios).O revestimento dos brônquios é constituido de células basais; calciformes,que produzem muco; e colunares altas cobertas por pêlos finos (ciliadas). O hábito de fumar leva mudanças na estrutura e função dessas células. As células colunares perdem seus cílios e tornam-se progressivamente mais achatados para formar células do tipo escamosas, semelhantes às da pele.Novas células, formada na camada basal .substitui as prejudicads ou mortas pelo cigarro. Mas essas nosvas células também são afetadas pela fumaça. Quando as células basais se multiplicam, algumas podem se tornar cancerosas. As células cancerosas crescem e se dividem rapidamente para substituir as células saudáveis da camada basal. O câncer em desenvolvimento pode bloquear a passagem de ar ou romper a membrana inferior para se espalhar pelo pulmão.Bem eu coloquei esta explicação para que vocês meus amados entendam como provém o câncer do pulmão pelo simples fato de ser um fumante.Vamos aos riscos e sintomas relacionados ao fumo.
FUMO NA GRAVIDEZ. Abortos, bebês natimortos, partos prematuros e bebês de baixo peso são comuns entre mães que fumam. porque a nicotina diminui a quantidade de oxigênio e de nutrientes para o feto. Existe também maior risco de morte súbita do bebê, problemas de pulmão e anomalias fetais quando a mãe fuma durante a gravidez. A mãe nunca deveria fumar em gestação, deveria se preocupar mais com seu filho dentro de seu ventre.
Há muitos sintomas que melhoram quando a pessoa deixa de fumar.
SINTOMAS:
* Falta de ar e respiração ofegante: O fumo prejudica a capacidade do pulmão e pode resultar em dificuldades de esforços. Bronquite crônica e enfisema ,que causam falta de ar e respiração ofegante, são problemas comuns entre fumantes e podem causar grande mal-estar.
* INDIGESTÃO: Ataques repetidos de dores abdominais, com náusea, vômitos e regurgitação podem ser consequência de gastrite ou úlcera péptica, agravada ou causada pelo fumo.
* SANGUE NA URINA: A ocorrência de sangue na urina pode ser um sintoma de câncer de bexiga ou rins, tipo de câncer mais frequentes em fumantes.
*MANCHAS BRANCAS OU VERMELHAS NA BOCA: Esses sintomas podem ser sinal de câncer em estágio, inicial e devem ser imediatamente informadas ao médico ou dentista.
* TOSSE: Tosse persistente do fumante pode ser sinal de bronquite crônica, enfisema ou até câncer de pulmão.
* DOR DO TÓRAX: O fumo contribui para doenças coronárias do coração, que causam dores no tórax durante atividades físicas(angina) e ataques cardíacos. Dores constantes nas costas podem ser indício de câncer de pulmão.
* PROBLEMAS DE CIRCULAÇÃO: Câimbras nas pernas depois de caminhadas podem ser sinal de problemas de circulação, que aparecem com o fumo. Úlceras e gangrena na perna podem ocorrer se o fumo não for abandonado, sendo então necessário cirurgia.

OBS: Se você ficar perto de um fumante, você aspira mais nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, do que aquela aspirada pelo fumante. está também propenso  10 à 30% de ser acometido de câncer.
Crianças perto dos pais fumantes, estão propenso a desenvolver bronquite  e asma.

COMO PARAR DE FUMAR.
Você precisa realmente querer parar. Faça uma lista dos motivos pelos quais quer tentar parar e escolha um dia tranquilo, sem tensões, para começar.
-  Pare de uma vez. Resista à tentação de “ dar apenas uma tragadinha “.
-  Peça ajuda às pessoas com quem convive. Combine com um amigo para fazerem a tentativa juntos.
- Jogue fora cigarros e isqueiros e evite companhias e lugares que o façam sentir vontade de fumar.
- Coma menos chocolate, carnes vermelhas, café e álcool, pois provocam vontade de fumar.
Coma alimentos saudáveis e prefira água.
- Faça exercícios ou arranje um hobby.
- Dê um presente a você mesmo com o dinheiro que gastaria em cigarros.
-Tente a acupuntura..
Olhe amados eu ja fui uma fumante, e fumava dois maços de cigarros  por dia. Tive força de vontade, e clamei por ajuda de Deus. Hoje sou livre do vício, e minha saúde é ótima. Graças a Deus Tomei iniciativa a tempo. Olhe o cigarro envelhece a pessoa por 10 anos a frente. viu ?. Então meu conselho  é largue enquanto é tempo. Viva uma vida sem vìcio, Viva com sua saúde em dia.

Com carinho.
Alvaléa Palmeira.(Corem-MG.304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário