Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

NUTRIÇÃO- 10 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL.



Se nós formos observar, ainda há crianças desnutridas,cabe a nós cuidar e orientar para que tenham uma boa alimentação,o que conta não é a quantidade e sim a qualidade, Hoje em dia pessoas acham que comer bem ,é comer carnes e alimentos de preços elevados,e não pensam que em sua casa no quintal da para se tirar um alimento saudável e nutritivo, plantando hortaliças. E pensando na saúde dessas crianças e tentando acabar com a mortalidade infantil devido as condições precárias, foi implantado pela Secretaria do Estado de M.G. O SISVAN- Sistema de vigilância Alimentar e Nutricional.Isto é para evitar a desnutrição e mortalidade.Que através de uma alimentação insuficiente passa a adquirir enfermidade e muitas vezes leva ao óbto. .A proposta do SISVAN é chamada Nutricional, que se refere a pesagem das crianças e os idosos em geral também e fazer o cadastramento das crianças de risco.Crianças que apresentam vários sintomas de desnutrição,ai são feito mapeamento nas áreas de risco (local subdesenvolvido),então se faz uma busca ativa. Para isso existem pessoas capacitadas ,na área da saúde especialmente para este trabalho de vigilância e recuperação.E O SISVAN tem como ponto chave de funcionamento: Qualidades de dados obtidos.( Mediante treinamento e geração de informação;) Divulgação.(Para obter-se conhecimento da situação.)Articulação.(Informações,decisões,ações.avaliações).Planejamento,recursos e ações (Diágnostico comunitário.Contamos também com os recursos humanos e financeiros. Depois de tudo temos hospitais,creches e a participação da familia que é muito importante.Ainda dentro do SISVAN temos o SINASC- Sistema de nascidos vivos.(baixo peso).Que tem como objetivo subsidiar as ações do SISVAN,possibilitar a tomada de decisões( Município), Identificar o Recem nascido(nacido de risco ),Orientar a condução das ações básicas de saúde da mulher,da criança e do adolescente.Bem na minha cidade há uma equipe competente ,amorosa e que luta para que estas criança venham ser a esperança de amanhã.Amanhã essas crianças poderão ser a equipe de saúde..Dedico este texto a equipe de saúde da Secretaria e Saúde de Ubá.M.G. Em especial a Cleusa Costa e Sheila Nutricionista,minhas amigas de trabalho.Voces são um exemplo à ser seguido,Parabéns pelo trabalho maravilhoso junto as comunidades.


10 DICAS;
1-Aumente e varie o consumo de frutas,legumes e verduras. Coma-os 5 vezes por dia.
2-Coma uma porção de leguminosas (Feijão/Soja lentilha/Ervilha...)Pelo menos 1 vez por dia,no mínimo 4 vezes por semana
 3-Reduza o consumo e alimenos gordurosos,como carnes com gordura aparente,salsicha,mortadela,frituras e salgadinhos,para no máximo 1 vez por semana.
 4-Reduza o consumo de sal, tire o saleiro da mesa.
5-Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.
 6-Reduza o consumo de doces,bolos,biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.
7-Reduza o consumo de alcool e refrigerantes.Evite o consumo diário.
 8-Aproveite a sua refeição.Coma devagar.
 9-Mantenha o eu peso entro dos limites saudáveis-Veja no serviço de saúde se o seu IMC está entre 18,5 e 24,9kg/m .IMC(indíce de massa corporal).
10-Seja ativo.Pratique atividade física
VALOR DO IMC
Menor que 18,5 Baixo peso.
18,5 a 24,99 Normal
25 a 29,99 Sobrepeso
 Maior que 30 Obesidade

 Para saber se seu peso esta acima do normal é só dividir sua altura pelo seu peso .Tendo o resultado irá comparar com a tabela acima.

Com carinho.

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com

2 comentários:

  1. legal gostei das dicas, e parabéns a equipe da Secretaria e Saúde de Ubá.M.G, eles realmente merecem, pelo que você conta, parecem muito competentes.

    ate mais.

    ResponderExcluir
  2. São sim , A secretaria de saúde de Ubá, trabalha com empenho e muita competência .Saúde em Ubá é prioridade e temos um Prefeito que visa muito o bem estar e a saúde do povo. Obrigada HD.SUH pelo comentário e por visitar o blog.Abraço.

    ResponderExcluir