Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

HPV NO HOMEM. PROTEJA-SE VACINANDO.!!


 HPV: é um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital e mucosa oral tanto de homens como de mulheres.
O HPV é uma família de vírus com aproximadamente 100  tipos. Enquanto alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, transformam-se em  câncer de pênis. Uma das características desse vírus é que ele pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, entrando em ação, em determinadas situações como  numa fase de estresse, quando as defesas do organismo estão debilitadas.
Na maior parte das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. O homem pode queixar-se de ardência no pênis, apresentar uma inflamação constante do prepúcio e glande (balanopostite) ou aparecer com lesões verrucosas. Estas são mais freqüentes no prepúcio e glande (fotos a cima), podendo, entretanto, estas verrugas aparecerem na região perianal, virilha ou região suprapúbica.
Este vírus pode ser detectado através dos seguintes exames:
Genitoscopia
Exame realizado no homem utilizando o colposcópio ginecológico como auxílio óptico, ácido acético e azul de toluidina para pesquisar áreas suspeitas infectadas pelo HPV. É o primeiro exame que deve ser realizado para investigação do HPV no homem. 
Colposcopia. Exame feito por um aparelho chamado colposcópio, que aumenta o poder de visão do médico, permitindo identificar as lesões.
Biopsia. É a retirada de um pedaço de tecido para análise. 

QUAIS SÃO AS FORMAS PARA TRATAR O HPV?
Existem várias formas de tratar. A maioria delas destruirá o tecido doente e pode ser feito por:
Criocirugia. Tratamento feito com um instrumento que congela e destrói o tecido anormal.
Laser. Utilizado em alguns tipos de cirurgia para cortar ou destruir o tecido onde estão as lesões.
CAF. Feito com um instrumento elétrico remove e cauteriza a lesão.
ATA(Ácido tricloro-acético). É um ácido aplicado pelo médico diretamente nas lesões.
Conização. Um pedaço de tecido em forma de cone é retirado com auxílio do bisturi, do Laser ou do CAF.
Medicamentos. Em algumas situações pode-se utilizar medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo. Não se esqueça meu querido leitor e amigo que mesmo após o tratamento é aconselhável o acompanhamento. Seu médico é a pessoa mais indicada para lhe dar todas as orientações. Converse com ele.
Informações passadas pelo Ilustre: Dr. Eduardo Lopes
Médico Urologista
CRM 8152
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia

Bem espero que você meu leitor amigo tire bastante proveito das informações de Saúde em dia com Alvaléa.
Abraço a todos.

Alvaléa palmeira.Corém (304789)

http://alvaleasaudeevida.blogspot.com.

11 comentários:

  1. QUAL O TEMPO QUE HPV DEMORA PARA SE TRANSFORMAR EM CANCER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há uma definição muito específica e consensual quanto a demora para o início das lesões, mas alguns fatores podem contribuir para desenvolver a doença. São eles:Fumo, imunossupressão,diabetes gestação, infecções por outras DST,parceiro com verrugas,multiplicidade de parceiro entre outros. Mais informações acesse saudeaqui.com.

      Excluir
  2. OLA BOA TRADE. GOSTARIA DE SABER SE SO EXISTEM ESSES EXAMES PARA DETECTAR O HPV NO HOMEM, SE PODERÁ SER FEITO ALGUM EXAME ATRAVEZ DE COLHEITA DE SANGUE? OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Olhe,O exame de sangue não detecta o vírus HPV, nem em homem e nem em mulher.Obrigada pela pergunta,assim ajuda a esclarecer aqueles que também gostariam de saber. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Quem está ou ja foi infectado pelo vírus pode tomar a vacina contra o HPV??

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não, pois a vacina visa somente proteção. Se a pessoa foi infectada deve procurar orientação médica com urgência, se possível de uma Ginecologista para que começe logo o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, deixe eu fazer outra pergunta a respeito da vacina.
      No caso do homem que ja fez o tratamento e conseguiu elimar no virus do organismo ele pode tomar a vacina??

      Excluir
    2. É uma questão controversa. Caso o homem ja já tenha tido contato com o HPV, e os mais freqüentes são os encontrados nas vacinas, é muito provável que o que o homem teve seja um dos tipos das vacinas. Assim, as vacinas não o protegerão contra este tipo.
      Ressaltamos, porém, que se ele teve HPV ou uma lesão pelo HPV e se livrou do vírus ou não teve recorrência de sua lesão, é porque sua imunidade, provavelmente, cuidou de eliminar do vírus. Não há estudos demonstrando vantagens de buscar alguma proteção adicional à que ele naturalmente adquiriu.






      Excluir
  6. Boa tarde, manchas no pênis também é uma forma de manisfestação do HPV no homem??

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber se o virus só é transmitido quando a pessoa apresenta os sintomas (lesões) do HPV ou se basta ter o virus no corpo para poder transmiti-lo?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá , eu já recebi essa vacina mais no local que recibe tem uma cicatriz , bem, isso é normal ?

    ResponderExcluir